Vinte anos e um centenário em BH

Por Dani Souza**

Hoje, Belo Horizonte torna-se uma senhorinha mais que centenária. São 120 anos de história, de planejamento, crescimento e muito amor. BH nasceu entre as curvas sinuosas das serras mineiras, seu coração cravejado de belezas e multi culturalidade. A capital de Minas Gerais já nasceu brilhante e tem mirantes pra comprovar.

Se em um passeio pela sua história a gente sobe João Pinheiro, dá pra ver nos detalhes a sua evolução, dá pra perceber o velho e o novo, a arquitetura de Belo Horizonte conta história. E já na Praça da Liberdade, que é sem dúvida um Xodó, a gente se perde com tanta beleza e nem imagina quanta coisa já se passou em cada prédio erguido ali. E está tudo registrado, já que até cápsula do tempo enterrada as terras dessa cidade tem.

Se na arquitetura BH olhou pra França, é pela mão dos italianos que muito se construiu. BH é internacional, é casa de mais casas consulares que conseguimos contar. É palco da Festa Italiana, da Portuguesa, da Francesa e, comemora  também santo irlandês. A cidade é festa no ano inteiro, é do carnaval à praia da estação, do desfile de escolas de samba ao de 7 de setembro.

Belo Horizonte é casa, lar de grandes universidades, terreno de teatros e bibliotecas, de diversos museus, BH é mãe. E seu olhar, que alcança as linhas fora do nosso pequeno Curral Del Rey, olha para o mundo. Os filhos que crescem aqui vêm e vão, e os filhos do mundo chegam cada vez mais. Enquanto isso a cidade cresce, não para, vaza as linhas da Avenida do Contorno e abraça cada vez mais a sua população.

Feliz aniversário, Belo Horizonte. Temos muito orgulho de morar em sua casa, de estar em você. A nossa vida é esta: subir Bahia, descer Floresta…

**Daniela Souza é mineira, jornalista e tem 1/4 de século de experiência em viver e deixar viver. Apaixonada por moda, arquitetura, política, ciência e nerdices. Dona do @ssouza_dani no Twitter e no Instagram.

Sem Respostas sobre “Vinte anos e um centenário em BH”

Você precisa estar Logado para postar uma opinião.