Sombra e água fresca!

Feriadinho a vista e já que em BH não tem mar vamos para o bar!

Opa, mas peraí, não é bem assim não.

Se você resolveu ficar pela cidade e quer fazer um programinha diferente, revigorar as energias e relaxar, saiba que por aqui bem pertinho, você pode curtir um dia ou final de semana de cachoeira, natureza, paz e tranquilidade sem ir muito longe.

Fizemos um roteirinho bem legal de alguns passeios que te levam a um pequeno paraíso natural ao redor de BH. A ideia é pegar a mochila, juntar os amigos e aproveitar! Ah! E vale lembrar que o respeito e a preservação da natureza é dever de todos. Recolham os lixos, mantenham os carros e motos fora da água. Quanto mais cuidarmos, por mais tempo teremos! 

 Atenção nas estradas e bom passeio!

 Cachoeira da Ostra – Brumadinho

Localizada no distrito de Casa Branca, a pouco mais de 30 quilômetros de BH, a cascata de 10 metros fica em um vale montanhoso, que requer uma caminhada de uma hora por uma trilha saindo vilarejo. Além do poço principal de água cristalina, outras piscinas naturais podem ser encontradas nas proximidades.

Cachoeira dos Marques – Piedade de Paraopeba
Localizado cerca de 5 km de Piedade de Paraopeba, que fica 40 km de BH, sentido Rio de Janeiro. Para chegar na cachoeira, deve-se pegar a estrada para o povoado de Marques, andar uns 5 km até uma bifurcação. Deixar o carro no asfalto e descer aproximadamente 100 metros até a cachoeira.

Cachoeira dos Carrapatos –  Piedade de Paraopeba
 Localizado no centro de Piedade de Paraopeba, que fica 40 km distantes de BH, sentido Rio de Janeiro. Descer na rua em frente à igreja matriz. Cachoeira de aproximadamente 4 metros de altura, em local agradável e de fácíl acesso. A cidade possui 2 boas pousadas e bons restaurantes/botecos.

Cachoeira Chica Dona – Rio Acima
Localizada em Rio Acima, a 40 Km de Belo Horizonte, é uma linda cachoeira com ótimo poço para banho. O acesso é por cerca de 6 Km de boa estrada de terra a partir de Rio Acima, seguindo em sentido à Taberna Brasil, pela estrada da Alcan e próximo ao restaurante da Tia Lúcia, que é um ponto de encontro Off Road. O carro chega até “debaixo” da cachoeira, que fica na beira da estrada. 
Mais um atrativo dessa região, é o Trem das Cachoeiras que consiste em um passeio entre Rio Acima e Honório Bicalho. No trajeto de 07km, o trem percorre durante 55min. (em média) apresentando de forma única parte da hitória do local.  

Cachoeira de Santo Antônio – Morro Vermelho
 Localizada no Distrito de Morro Vermelho, na divisa de Sabará com Caeté, a cerca de 50 Km de BH ( destes, 20 são de terra passando por Sabará ). Do Distrito, que possui um bom restaurante especializado em Off Road, são mais 9 Km até a cachoeira através de estrada de terra, mal sinalizada, que chega a cerca de 1 Km da cachoeira, sendo possível descer até o poço a pé ou com moto de trilha ( como mostra a foto deste site ). Compensa a aventura, pois a cachoeira é muito bonita.

Cachoeira do Paiolinho – Serra da Moeda
Fica apenas a 60 quilômetros de BH, com acesso pela BR-040, no sentido Rio de Janeiro. A queda de quasede 10 metros termina em um poço gelado e de água bem clara. 

Cachoeira do Bené – Jaboticatubas
Localizada em Jaboticatubas, a 65 Km de Belo Horizonte, é uma cachoeira espetacular, com acesso por estrada de terra ruim a partir de Jaboticatubas. O ideal é pedir informações na cidade, pois não há sinalização para o local. O veículo chega até bem próximo à cachoeira. O visual do local e a queda são maravilhosos!

Cachoeira do Macuco (Cachoeira Alta) – Ipoema
Localizada em Ipoema, cerca de 70 km de BH. A cachoeira é linda, com acesso muito fácil por boa estrada de terra, podendo chegar com o carro ou moto até quase debaixo da cachoeira.

Cachoeira Grande – Serra do Cipó
A cerca de 100 quilômetros da capital, a região montanhosa detém uma cachoeira larga no Rio Cipó, com 60 metros de extensão e 10 de queda d´água.  

Cachoeira Véu da Noiva – Serra do Cipó.
Com a queda d’água de 70 metros, a cachoeira fica dentro de um camping da Associação Cristã de Moços. Por isso, conta com uma boa infraestrutura em volta da piscina natural, como banheiros e bar. 
 

Cachoeira de Serra Morena 1 e 2 – Serra do Cipó
Localizada na Serra do Cipó (a 100 Km de Belo Horizonte), para chegar à 1ª cachoeira de Serra Morena pega-se a estrada no sentido de Conceição do Mato Dentro e poucos quilômetros à frente vira-se à esquerda em uma estrada de terra (cerca de 5 Km) em bom estado e sinalizada. Para-se o veículo em um bar e anda-se por alguns minutos por uma bela trilha de fácil acesso até cachoeira, que é muito bonita. Também localizada na Serra do Cipó (a 100 Km de Belo Horizonte), para chegar à 2ª cachoeira de Serra Morena pega-se a estrada no sentido de Conceição do Mato Dentro e poucos quilômetros à frente vira-se à esquerda em uma estrada de terra (cerca de 5 km) em bom estado e sinalizada. Para-se o veículo em um bar e anda-se por alguns minutos por uma bela trilha de fácil acesso, com maior dificuldade apenas na descida ao poço da cachoeira, que apresenta rara beleza.

Cachoeira dos Prazeres – Lavras Novas
O distrito de Ouro Preto fica a cerca de 120 quilômetros de BH e conta com diversas quedas d´água. A que se destaca é a dos Prazeres, que fica na cabeceira da Represa do Custódio. A trilha para chegar até lá é complicada e a sugestão é contratar um guia no vilarejo.

Cachoeiras da Serra do Caraça – Catas Altas
São elas Cascatinha, Cascatona, Bocaína e Belchior, com quedas d’água intensas e ferruginosas. No Caraça há também dois lagos: o Tanque Grande e o Tanque São Luís.  O Santuário do Caraça está a 147km de BH.
 

Cachoeira do Chuvisco – Santo Antônio do Rio Abaixo
Localizada em Santo Antônio do Rio Abaixo ( aproximadamente 170 Km de BH, sendo uns 60 Km de terra ), é uma cachoeira maravilhosa, com o diferencial de possuir uma passagem debaixo da queda, formando uma espécie de túnel de água, que nos permite atravessar para o outro lado da margem. A cidade é meio sem estrutura, mas possui um hotel. O acesso é fácil, chegando-se de carro até bem próximo à cachoeira, mas a estrada de terra é sem sinalização. A cachoeira fica cerca de 7 km da cidade.                  

cachu

 

 

Sem Respostas sobre “Sombra e água fresca!”

Você precisa estar Logado para postar uma opinião.