Sobre viajar

Por Daniela Souza**

Londres ou Peru? Recife ou Curitiba? De navio, carro ou avião? Qual o seu próximo destino? Onde você gostaria de estar?

Não é de hoje que sonho com um mochilão pela Europa, outro pela Ásia e, por que não, um pela África também. Acredito que viajar esteja nos sonhos de todos nós, mesmo que seja um plano a longo prazo. Estar em outro ambiente nos torna seres encantados, exploradores, curiosos com tudo que está ao nosso redor. E é a nossa  curiosidade que faz a história e a cultura dos lugares impressionante. É ela que nos deixa boquiabertos com a arquitetura fascinante, que torna a culinária convidativa e as pessoas interessantes.

Porém, por mais que explorar outros lugares seja uma experiência maravilhosa e única, nem sempre podemos pegar um avião e passar o mês todo fora da realidade e por isso, precisamos buscar alternativas. Foi assim que decidi fazer uma viagem mais barata e realista.

A cidade que escolhi é linda! Fundada em 1987, ela tem pelo menos 10 museus interessantes, cinemas alternativos e uma cena cultural diversa. As igrejas são patrimônio histórico e pelo menos três delas merecem uma segunda olhada. Já as praças são como oásis em meio à selva de pedra. É uma capital completa, que tem programação pros boêmios, hipsters, pagodeiros, rappers, forrozeiros, para quem quer beber, dançar, ou comer bem.

No coração dessa cidade, um parque com lagos e patinhos te espera. Como não amar um lugar assim? Melhor ainda, como foi que pude deixar passar 25 anos sem lançar à Belo Horizonte meu olhar turístico apaixonado? Essa é a cidade onde nasci e cresci. Onde aprendi a minha língua, o mineirês, e as do mundo. Onde vivi e vivo amizades, relacionamentos e aventuras. Belo Horizonte contém toda a minha vida e decidi, enfim, viajar por ela.

Decidi que este ano vou fotografar seus prédios, conhecer seus bares e cafés, sorrir pro seu povo. Vou me aventurar pelas grandes avenidas e colocar em dia meu álbum de recordações. Já que ainda não dá pra explorar tudo o que há nos cinco continentes, estou ouvindo minha playlist de viagem pelas ruas da cidade que me viu crescer.

Essa é a uma resolução pra mim e um convite a você. Que tal lançar esse olhar curioso para a cidade que chamamos de lar?

**Daniela Souza é mineira, jornalista e tem 1/4 de século de experiência em viver e deixar viver. Apaixonada por moda, arquitetura, política, ciência e nerdices. Dona do @ssouza_dani no Twitter e no Instagram.

Sem Respostas sobre “Sobre viajar”

Você precisa estar Logado para postar uma opinião.