Movimento Corpo Positivo: Dicas para um olhar mais cuidadoso com a diversidade!

Por Tamara Mendonça**

Com a minha experiência em atendimento em lojas de roupas femininas, percebo desde sempre, uma insatisfação generalizada a respeito do próprio corpo. Até mesmo as pessoas que consideramos dentro dos padrões impostos por todos os meios de comunicação sofrem com este problema, em níveis diferentes, é claro. Vivenciamos isso diariamente, é algo real, que nos acompanha como se a forma do nosso corpo fosse mais importante até do que as nossas realizações. É estrutural e precisamos tentar desconstruir essa imagem diariamente.

No verão, no clima quente e em festas como o carnaval, essa dificuldade parece crescer, muitas pessoas ainda evitam colocar as pernocas de fora, usar roupas mais ajustadas, algumas chegam ao extremo de nem ousar experimentar um traje de banho. Isso sem falar números e dados assustadores de doenças como a depressão, transtornos de imagem, bulimia e anorexia.

Hoje o meu papel aqui é tentar mostrar para vocês que podemos e devemos sair dessa mentalidade, somos tão plurais, tantos tipos corporais e tanta beleza sendo escondida, ofuscada e desacreditada. Precisamos olhar com mais carinho para os nossos corpos e para as outras mulheres. Tem um pessoal bem legal tentando fazer a diferença nessa caminhada tão difícil e eu gostaria de mostrar algumas dessas pessoas pra vocês! Dá uma olhadinha nessas belezinhas:

  • Documentário Embrace: Essa lindeza está disponível na netflix, são histórias reais e emocionantes, acompanhadas pela Taryn Brumfitt, ativista do assunto. É um belo começo para tentar entender os motivos de mais de 90% das pessoas estarem insatisfeitas com seus corpos!

 

  • Uma sequência do projeto do documentário embrace, é o Body Image Movement. Um movimento com dicas e muita ajuda para essa jornada. O seu corpo não é um ornamento, é um meio de transporte para os seus sonhos! É com essa lindeza de frase que eles se apresentam.

 

  • Tem gente falando sobre isso aqui no Brasil também! Body positive: o que é o movimento + dicas de como começar a ter uma imagem corporal positiva. É um texto bem didático da Alexandra Gurgel, praticamente um guia de iniciação sobre o assunto. Vale a leitura!

 

  • E Pra fechar, uma ação que acontece neste Carnaval em SP: a Skol Corpo Positivo. A Skol que vem construindo um novo posicionamento que sai do clichê das marcas de cerveja, aproveitou o carnaval para trazer uma reflexão sobre os padrões estéticos e incentivar a valorização de todos os corpos com ajuda de quatro pessoas que lidaram com o preconceito em campanhas anteriores da marca.

Fiquem de olho nesses movimentos e vamos em frente com essa desconstrução e mais carinho com a casinha da nossa alma!

**Tamara Mendonça é formada em design de moda e tem se especializado em moda consciente. Como boa geminiana que é leva sua resiliência e mente aberta por onde passa.

Sem Respostas sobre “Movimento Corpo Positivo: Dicas para um olhar mais cuidadoso com a diversidade!”

Você precisa estar Logado para postar uma opinião.