Cuidados com bijouterias!

Por Gabriela Duarte**

Hoje em dia já não é mais tão comum utilizarmos joias como acessórios. Com a popularidade das bijouterias e, até mesmo do movimento DIY ( D o I t Y ourself – faça você mesmo, em inglês), o dinheiro que antes era investido em peças caras de ouro e pedras preciosas, hoje se transforma em caixinhas e caixinhas cheias de acessórios variados!

Isso não quer dizer que não devemos tomar cuidado com essas peças, pelo contrário! Por não serem feitas de materiais nobres, elas possuem uma vida útil menor se comparadas às joias. Mas, com alguns cuidados especiais, podemos prolongar essa duração! Vamos às dicas:

Separar os colares e pulseiras é ótimo para que eles não embolem! Fonte: Pinterest

1. Tome cuidado com todo produto que você utilizar na sua pele (cremes, perfumes, protetores…). Cosméticos possuem substâncias que interagem com os metais das bijouterias, podendo alterar a cor deles. Passe seus produtos e espere alguns minutos antes de colocar os acessórios.

2. Evite ao máximo expor suas bijous à umidade, pois podem oxidar. Tire tudo antes de entrar no banho, não guarde-as no banheiro e evite usá-las na praia e na piscina.

3. Dormir com brincos, colares, pulseiras e relógios também não é legal. Além de ser perigoso pois podem te machucar, os acessórios acabam amassando e mudando de cor, já que também suamos durante o sono!

4. Acessórios com pecinhas naturais como sementes e couro, podem ser expostas ao sol para secarem, caso fiquem úmidas.

5. Organizar também é muito importante. Separe suas bijus em caixinhas com divisórias ou em saquinhos individuais, para evitar que elas embolem e até arrebentem.

Dá pra usar forminhas de empada, cupcake e até de gelo para organizar seus acessórios! Fonte: Pinterest.

6. Para evitar umidade, coloque pedacinhos de giz (aqueles de quadro, mesmo!) espalhados pelo seu porta-joias. Eles irão absorver toda a umidade, impedindo a oxidação das suas peças! 🙂

7. Com o tempo, é normal que as peças acabem mudando de cor: o que era dourado fica prateado, o que era prateado fica acobreado… Procure uma joalheria ou um profissional da ourivesaria e peça para dar banho nas suas peças. Existem várias possibilidades, como banho de ouro, de prata, de níquel, ouro rosê… Peças banhadas demoram muito mais a descascar ou perder a cor, e ainda é uma oportunidade para dar uma carinha nova àquela bijou que estava esquecida!

Gostou? Clica aqui e vem conhecer os acessórios que a Zás! tem pra você!

** Gabriela é designer de produto por formação e curiosa de natureza. Ama aprender de tudo e sobre tudo! Taurina que só, não pode ver uma cama ou uma comidinha pela frente! Vive num mundo bem colorido e cheio de cachorros!

Sem Respostas sobre “Cuidados com bijouterias!”

Você precisa estar Logado para postar uma opinião.